top of page
  • Foto do escritorRoseli

O rouxinol


Yèyīng (O rouxinol) é um filme de drama chinês de 2013 dirigido e escrito por Philippe Muyl. Foi selecionado como representante da China à edição do Oscar 2014, organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O filme no momento está disponível no Reserva Imovision Amazon Channel.

Há nessa obra a marcante metáfora do rouxinol que se impõe como ideia de enfrentamento das dificuldades sem temer o medo. Exatamente essa a proposta de um avô em relação à neta que tão somente conhece a vida em Pequim. Uma vida de comodidades e tecnologia favorecida por seus pais, principalmente o pai que é um famoso arquiteto. Eis que na viagem que a menina e o avô fazem a arquitetura mudará. Longe de enormes prédios da capital eles entram pela China milenar de construções lindíssimas e de pessoas simples sem que sejam simplórias, de cidades rodeadas pela natureza e por perigos que elas também têm. A menina aprenderá que a sobrevivência vem de outra maneira, não que nesses locais não exista a tecnologia de tablets ou celulares, mas brincar entre árvores ainda é mais divertido.

A saga de chegar ao lugar em que a família do avô começou tem como objetivo levar o já velho rouxinol para que a avó já morta possa ouvi-lo cantar. Ao mesmo tempo, é uma trajetória em busca de origens, de saber lidar com o medo como na metáfora do rouxinol.

Acompanhe a live pelo Youtube do Instituto Legus. https://www.youtube.com/c/INSTITUTOLEGUS/videos

 

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page