top of page

A amendoeira

Foto do escritor: RoseliRoseli

O livro A amendoeira é de 2024, da autora Michelle Cohen Corasanti, escritora e mestre em estudos do Oriente Médio pela Universidade de Harvard. A obra foi publicada pela Editora Record do Rio de Janeiro, no Brasil.

Em síntese, a obra é ambientada na Palestina, e conta a jornada inspiradora de um jovem árabe que vive com a família em território ocupado por Israel. O protagonista é o jovem Ahmed que mora com a família em território marcado e sofre perdas dramáticas com tensões diárias feitas por soldados israelenses. Literalmente é uma jornada de herói que ele percorre. O conflito Israel – Palestina permeia toda a narrativa, mas conta com a solicitude da narradora que convoca olhares a experiências e convivências entre palestinos e israelenses.

De certa forma, o jovem vence todas as vicissitudes. Isso dá à obra um aspecto por demais positivo o que leva a crer que tudo é possível, sabemos que a dura realidade desses acampamentos revela atrocidades maiores e que poucos conseguem superar essa vida difícil. O jovem Ahmed conta, evidentemente, com a inteligência e com a persistência em continuar estudando, em conhecer pessoas, mestres, que lhe abriram caminhos. O inverso acontece ao seu irmão por conta da pouca escolaridade e da filiação a grupos associados ao terrorismo.

Assim como é difícil acreditar que Ahmed tenha conseguido, também é improvável que seu irmão tivesse se tornado um terrorista.

Recentemente aqui no canal comentei o livro O túnel, de A.B. Yehoshua em que a obra trafega em ambiente parecido com as tentativas de aproximar palestinos e israelitas para a paz. Acompanhe a live pelo YouTube do Instituto Legus https://www.youtube.com/c/INSTITUTOLEGUS

 

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page